Notícias

BOLETIM SEMANAL #02: PRIMEIROS RESULTADOS
Na última sexta-feira (28), avançamos na terceira fase do Plano de Retomada e o trabalho vem evoluindo rapidamente. A frente que trabalha com a coleção de películas cinematográficas iniciou as intervenções nos rolos de filme após um longo processo de higienização no médio ambiente de guarda da reserva técnica de cinema, ambiente que foi bastante afetado pela umidade. As caixas que guardam os rolos de filme passam por higienização mecânica, com pincéis e flanelas, para só então ter o seu conteúdo retirado para diagnóstico. Os rolos passam então por uma higienização cuidadosa com pincéis para posterior avaliação das películas com o uso da mesa enroladeira. Nela, nossa equipe realiza a avaliação da integridade dos rolos de filme, além de atualizar a catalogação destes acervos.
Já na frente que trabalha o Acervo de Imprensa, tivemos uma rotina intensa na parte de catalogação, com mais de mil títulos documentados desde o início dos trabalhos, na parte das digitalizações, com o foco em acervos raros, já são mais de 100 títulos digitalizados neste período.
Estes acervos ficarão disponíveis para o acesso público ao termino do Plano de Retomada. Paralelamente a estes dois trabalhos, ocorrem intervenções de conservação nos acervos raros, compreendendo a higienização e reacondicionamento, através da confecção de capas de acetato, envelopes de papel vegetal e caixas de papel de algodão, visando afastar traças e outros agentes destrutivos, ou papel Filifold, que devido ao seu pH neutro, é capaz de estabilizar processos de acidificação. Mesmo em um início da trabalho, mais de uma centena de exemplares do século XIX e início do século XX já foram contemplados, como o Jornal Brado do Sul, Ilustração Pelotense, Correio Oficial da Província de São Pedro, entre outros, que passaram por processos de higienização e reacondicionamento.
Concomitante com o trabalho das frentes que cuidam de nossos acervos, iniciou-se o trabalho de recuperação e reformulação do Hall de Entrada da instituição. Neste momento, ocorre a reforma e pintura das paredes afetadas pela água, dando condições para que o MuseCom esteja de cara nova para receber seu público