Notícias

Secretaria da Cultura dá andamento às obras de restauro da cobertura do Museu da Comunicação

Intervenção iniciou em setembro, com recursos do Funrigs no valor de R$ 1,2 milhão

O Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa (MuseCom), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), iniciou na última quinzena de setembro a restauração da cobertura do prédio. Construída em 1922, a edificação está localizada na Rua dos Andradas, no Centro de Porto Alegre (RS), e integra o acervo de bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). As obras são realizadas com recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) e preveem investimento de R$ 1,2 milhão. 

O edifício histórico já teve que ser fechado por falta de manutenção. “Quando assumimos o MuseCom, em 2019, o prédio apresentava uma série de problemas, entre os quais as infiltrações que vamos resolver com essa restauração, inaugurando uma nova realidade para o dia a dia do Museu”, informa o diretor da instituição, Welington Silva.

A expectativa da administração é que a substituição do telhado não cause impedimentos nas atividades disponíveis ao público. A programação da instituição e outras informações sobre o acervo e atividades educativas estão disponíveis aqui no site e no Instagram @visitemusecom.

Sobre o MuseCom

Fundado em 10 de setembro de 1974, MuseCom é uma instituição voltada para a conservação, a pesquisa e a divulgação da história da Comunicação Social do Estado. Seu acervo, disponível para consulta, abrange diferentes áreas da Comunicação: Imprensa Escrita, Televisão e Vídeo, Rádio e Fonografia, Publicidade e Propaganda, Fotografia e Cinema. 

Localizado na antiga sede do jornal A Federação — prédio construído em 1922 e tombado em 1977 pelo Iphae -, o Museu conta, nos seus três pavimentos, com espaços para exposições onde são realizadas mostras fotográficas, de peças publicitárias, de materiais e objetos que reconstituem os diferentes períodos históricos da Comunicação Social no Rio Grande do Sul. O público pode frequentar suas dependências para ler jornais e revistas, elaborar pesquisas científicas, ver fotos e, ainda, assistir a cursos e conferências.

O horário de funcionamento do MuseCom é de segunda-feira a sábado, das 10h às 19h.