Aclamação integra a Semana do Servidor 2025; cerimônia de premiação ocorre nesta quarta-feira (29), no Palácio Piratini
O programa “Acervos da Cultura”, elaborado por uma equipe multisetorial da Secretaria da Cultura (Sedac), é finalista do Prêmio de Reconhecimento Funcional 2025 na categoria Destaques em Inovação – ideias que transformam. O projeto está entre os 10 finalistas que se destacaram por apresentar soluções inovadoras voltadas à modernização da gestão pública e à valorização do patrimônio cultural gaúcho. O reconhecimento do Governo do Rio Grande do Sul integra um pacote de ações promovidas para a Semana do Servidor 2025. A cerimônia de premiação será nesta quarta-feira (29/10), às 14h, no Palácio Piratini.
O “Acervos da Cultura” é um programa pioneiro no Brasil e tem como finalidade incentivar a preservação, a organização, além de facilitar o acesso aos acervos culturais do Estado de forma integrada e sistemática, a partir da utilização de tecnologias digitais. A iniciativa busca fortalecer a atuação dos museus, bibliotecas e centros de memória, garantir a preservação dos materiais que compõem a diversidade cultural do Rio Grande do Sul e ampliar o acesso às informações pelo público. A plataforma é gerenciada pela equipe da Sedac, mas a hospedagem dos dados é de competência do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A (Procergs).
Institucionalizado pela portaria Sedac nº 94, de 12 de setembro de 2024 (94/2024), o “Acervos da Cultura” foi concebido ainda em 2019, a partir de um diagnóstico dos acervos das instituições. Um trabalho coletivo, multidisciplinar e multi-institucional, que reúne profissionais de diferentes áreas e instituições da Sedac. A coordenação dos trabalhos é realizada por Lucia Helena Vidal e Welington Machado da Silva, do Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa (MuseCom). Cleiton Silveira, do Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul (Marsul), Melodi Franquine Ferrari, do Museu de Arte Contemporânea do RS (MAC RS), e Larissa Pereira Carlini, da Biblioteca Pública do Estado (BPE), integram a equipe pela Secretaria da Cultura. Cássio Pires, da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), completa o grupo.
“O programa já homologou três sistemas de informação que, atualmente, compõem o portfólio digital dos Acervos da Cultura. São sistemas que atendem as especificidades de cada tipo de acervo: museológico, arquivístico e bibliográfico”, detalha a coordenadora Lucia Helena Cunha Vidal. “Esses sistemas compartilham critérios técnicos, como por exemplo, a capacidade de interoperar informações entre eles. Agora, a equipe do programa empreende esforços para a homologação de uma tecnologia para viabilizar a busca e a recuperação integrada entre os sistemas já utilizados em uma interface única”, conclui.
O repositório já conta com mais de 10.800 documentos digitalizados, 7 mil bens museológicos inventariados e 76.600 exemplares de livros catalogados. O acesso às informações é gratuito e pode ser feito por meio do site arquivos.cultura.rs.gov.br.
A cerimônia do Prêmio de Reconhecimento Funcional 2025 será transmitida pelo canal oficial do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, no link.
Instituições participantes
O “Acervos da Cultura” pode ser acessado por qualquer pessoa. No site arquivos.cultura.rs.gov.br, aba “Instituições”, estão relacionados todos os equipamentos culturais da Sedac disponíveis para consulta. São eles: Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS), Biblioteca Erico Verissimo, Biblioteca Pública do Estado (BPE), Biblioteca Romano Reif, Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE), Discoteca Pública Natho Henn (DPNH), Espaço Sônia Duro – Centro de Documentação e Pesquisa em Artes Cênicas (Teatro de Arena), Instituto Estadual do Livro (IEL), Memorial do Rio Grande do Sul, Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (Mars), Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul (Marsul), Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC RS), Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa (MuseCom), Museu de História Julio de Castilhos (MHJC), Museu Estadual do Carvão e Museu Histórico Farroupilha (MHF).
Prêmio de Reconhecimento Funcional
Neste ano, o Prêmio conta com duas categorias oficiais. O primeiro é o “Destaques Funcionais – atitudes que inspiram”, que tem como objetivo prestar uma homenagem aos três servidores mais votados de cada secretaria/órgão por conduta ética e espírito colaborativo. Participaram servidores da administração direta e indireta. A segunda categoria é o “Destaques em Inovação – ideias que transformam”, que reconhece case de sucesso por equipe a um projeto inovador que traga soluções e resultados relevantes para a gestão e o serviço público. Durante a cerimônia de premiação, as três melhores propostas de cada categoria serão premiadas.