Exposição inaugura nesta sexta-feira (21), no hall de entrada da instituição
O Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa (MuseCom), instituição da Secretaria de Cultura (Sedac), inaugura nesta sexta-feira (21/11) a mostra “Presença Negra”, com acervo de pessoas negras que marcaram a história da comunicação no Rio Grande do Sul. A exposição é gratuita e estará em exibição no hall de entrada do MuseCom, como parte da programação do Novembro Negro da instituição.
A instalação vai apresentar ao público um conjunto que dialoga com as memórias, presenças e resistências da negritude no Estado. Por meio de uma representação de variadas tipologias preservadas no MuseCom, a exibição evidencia como sujeitos negros atuaram como comunicadores, criadores e transformadores de linguagens ao longo dos anos, mesmo diante das barreiras impostas pelo racismo estrutural presente em nossa sociedade.

Dentre os materiais que serão exibidos estão capas dos jornais “Hora Grande” e “Negritude: Jornal das Frentes Negras”, bem como trechos de entrevistas com o cineasta Odilon Lopez.
Muitos dos itens estarão expostos pela primeira vez. Para o diretor do Museu, Wellington Silva, essa realização é mais uma ação que busca reafirmar o compromisso da instituição com a valorização de seu patrimônio cultural e das múltiplas memórias e vozes presentes na trajetória da comunicação gaúcha. “Na mostra, apresentamos aos públicos acervos oriundos da publicidade, fotografia, imprensa escrita, cinema e fonografia. São elementos que estão salvaguardados pela instituição e que felizmente agora encontram o olhar dos públicos”, completa Silva.
Serviço
Mostra “Presença Negra”
Quando: Abertura da mostra nesta sexta-feira (21/11). Em exposição até 17 de janeiro de 2026
Onde: Hall de entrada do MuseCom (Rua dos Andradas 959, Centro Histórico de Porto Alegre)
Entrada gratuita