MuseCom realiza maior número de exposições de sua história

Balanço de 2025 também registra aumento de público da instituição

O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), realizou em 2025 o maior número de exposições desde a sua fundação, em 1974: foram 14 ações realizadas, 55% a mais do que em 2024. No que se refere ao fortalecimento da relação com o público, o Museu recebeu mais de 17 mil visitantes e deu suporte a mais de 800 pesquisas – registrando aumento de 84% e 59%, respectivamente –, além de ter estado presente em dezenas de municípios do Rio Grande do Sul, por meio de ações de descentralização. 

A instituição também ampliou a oferta de conteúdo on-line nos repositórios digitais. Entre materiais arquivísticos, museológicos e bibliográficos, foram publicados mais de 26 mil itens, incluindo digitalizações, catalogações e descrições. Com isso, os números dessas ações mais do que dobraram em relação a 2024, com crescimento de 114%.

Para o diretor do MuseCom, Welington Silva, “o ano de 2025 pode ser compreendido, na trajetória recente do Museu, como sendo de consolidação. Um período marcado pela entrega de resultados expressivos nos projetos em desenvolvimento, evidenciando um novo patamar institucional de realização, com maior refinamento técnico, qualidade e volume de entregas em todas as etapas do processo museológico”.

Sobre o MuseCom

O MuseCom é um equipamento cultural voltado para a conservação, a pesquisa e a divulgação da história da comunicação social no Rio Grande do Sul. Disponíveis para pesquisa, os acervos abrangem diferentes áreas da comunicação, como imprensa, televisão, rádio e fonografia, publicidade e propaganda, fotografia e cinema. A instituição está localizada na Rua dos Andradas, 959, Centro Histórico de Porto Alegre, com visitação gratuita de segunda-feira a sábado, das 10h às 19h (último acesso às 18h30). Mais informações estão disponíveis no site do Museu.