Oficina de Fotografia e Poética da Imagem

No dia 16 de agosto, às 10h, o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa (MuseCom), unidade da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), promove nova edição da Oficina de Fotografia e Poética da Imagem | “O Olhar Negro na História de Porto Alegre”a ação é promovida pelo Núcleo Educativo do MuseCom em parceria com o coletivo Projeto Ocupação Cultural. A atividade marcará também o início da nossa programação para o Dia do Patrimônio 2025.

SOBRE A OFICINA

A oficina de Fotografia e Poética da Imagem, promovida pelo Núcleo Educativo do MuseCom em parceria com o coletivo Projeto Ocupação Cultural, propõe uma imersão na relação entre a fotografia e a memória, especialmente da presença negra em Porto Alegre, explorando a demarcação do patrimônio e das memórias da negritude presentes no Percurso Negro do Centro Histórico da cidade. Ao longo da atividade, os participantes terão a oportunidade de aprender aspectos técnicos sobre fotografia, explorar a obra de importantes artistas e realizar um percurso no centro histórico da cidade, na medida em que fotografam esse processo. 

SOBRE O DIA DO PATRIMÔNIO

No Rio Grande do Sul, o Dia Estadual do Patrimônio Cultural é celebrado no terceiro fim de semana de agosto, que corresponde aos dias 16 e 17.08 em 2025. Instituída em 2019 por Decreto do Governo do Estado (n° 54.608/2019), a data assinala o envolvimento coletivo com a valorização da cultura em cada localidade participante da programação. Desde então, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) estimula, promove e divulga as ações desse diversificado calendário cultural que se renova e amplia a cada edição. Conhecer, cuidar e valorizar os bens culturais, materiais e imateriais, que fazem parte do nosso patrimônio é um compromisso da cidadania e dos entes públicos e privados com a história, a memória e a identidade cultural que nos une, de forma a assegurar que as próximas gerações também tenham acesso e possam se apropriar dessa riqueza.