MuseCom apresenta exposição em homenagem aos 90 anos da Associação Riograndense de Imprensa

Mostra traz acervos históricos inéditos, cenografias e módulos destinados à interação dos públicos

O Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa (MuseCom) inaugura na próxima segunda-feira (15/12), às 15h, uma exposição dedicada aos 90 anos da Associação Riograndense de Imprensa (ARI). A mostra apresentará momentos importantes da trajetória da ARI, mais antiga entidade do Rio Grande do Sul ligada ao segmento da Comunicação. O surgimento da instituição, a era Alberto André — um dos presidentes mais importantes da entidade —, a Casa do Jornalista e o renomado prêmio ARI integram a exibição, instalada no mezanino do Museu.

“Para o MuseCom, é motivo de grande orgulho receber a Associação Riograndense de Imprensa para construir este momento que enaltece a memória da Comunicação gaúcha e a representatividade da ARI. Essa parceria oxigena e fortalece nossa missão, celebrando instituições que, como a ARI, são pilares da liberdade de expressão e da democracia que defendemos e acreditamos”, comenta Welington Silva, diretor do Museu.

Organizada pelo MuseCom e com curadoria compartilhada com a entidade, a exposição contará com dezenas de acervos históricos inéditos, cenografias e módulos destinados à interação dos públicos. Dentre as peças estão carteiras de associados, atas, certificados, cartilhas, ofícios, materiais de divulgação e troféus.

O surgimento da instituição, a era Alberto André, a Casa do Jornalista e o prêmio ARI integram a exibição, instalada no MuseCom. Foto: Henrique Alonso

“Mostrar os 90 anos da Associação Riograndense de Imprensa no MuseCom, ao mesmo tempo em que é uma homenagem à trajetória dessa entidade-berço de tantas outras, inclusive do próprio Museu, é também uma homenagem ao jornalismo e aos jornalistas gaúchos. Espero que as pessoas visitem e conheçam um pouco mais da nossa entidade, que tem como pilares a defesa da liberdade de imprensa, da liberdade de expressão e da democracia”, declara José Nunes, presidente da ARI.

O MuseCom é uma instituição da Secretaria da Cultura (Sedac) e conta com o patrocínio e o oferecimento do Banrisul.

Sobre a ARI

Edifício-sede da Associação Riograndense de Imprensa é conhecido como a Casa do Jornalista – Foto: Cesar Caramês/Divulgação MuseCom

Fundada em 19 de dezembro de 1935, a Associação Riograndense de Imprensa foi a pioneira no segmento da Comunicação, incentivando a criação de outras instituições, como o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS), a Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e o Conselho Regional dos Profissionais em Relações Públicas (Conrerp). 

Além disso, a ARI apoiou a criação de cursos universitários de Jornalismo, participou da discussão da regulamentação profissional e estimula até hoje diversas atividades relacionadas à área.

A entidade também idealizou o Prêmio ARI, a mais antiga e importante premiação dedicada ao jornalismo gaúcho.

Serviço

Exposição “Associação Riograndense de Imprensa | 90 anos”
Quando: 15 de dezembro de 2025 a 18 de abril de 2026. De segunda-feira a sábado, das 10h às 19h
Onde: Mezanino do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa – MuseCom (Rua dos Andradas, 959, Centro Histórico)
Entrada gratuita