Condições físicas e raridade dos exemplares foram critérios de seleção do material
O Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa (MuseCom), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), enviou, na quarta-feira (15/10), um conjunto de títulos da imprensa para restauração. A primeira leva do material conta com quatro jornais gaúchos do século XIX, que fazem parte das publicações raras do acervo de imprensa do Museu: “Álbum de Domingo” (1878), “Congresso Rio-Grandense” (1891), “Gazeta Americana” (1892) e “Gazeta Serrana” (1893). Ao todo, são mais de 200 páginas de material.
Realizado pela Restauradora Vera Zugno, o procedimento envolve higienização, diagnóstico de conservação, conservação preventiva, prevenção curativa e acondicionamento dos materiais. As condições físicas e a raridade dos exemplares foram os critérios de seleção do montante.
“Os jornais raros encontram-se bastante fragilizados, situação que foi agravada pelas enchentes de 2024, ocasionando súbito aumento de umidade incidente sobre eles. Por isso, consideramos necessária a intervenção, tanto para possibilitar um melhor resultado na digitalização, quanto para resguardar a sua materialidade”, explica Vivian Eiko Fujisawa, do Núcleo de Acervos do MuseCom. A próxima etapa será a restauração de outros seis títulos do acervo da instituição, em data a ser definida pela equipe do Museu.