Jornais dos séculos 19 e 20 e entrevistas com artistas brasileiros estão entre os itens disponibilizados
O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa (MuseCom), instituição da Secretaria de Cultura (Sedac), realizou esta semana a publicação do último lote de acervos digitalizados em 2025. Ao longo do ano, entre conteúdos museológicos, arquivísticos e bibliográficos, foram mais de 26 mil itens publicados, incluindo digitalizações, catalogações e descrições.
Esta nova leva é formada por 131 títulos e 742 exemplares de jornais, além de 33 depoimentos de personalidades brasileiras da comunicação e das artes. O lote conta com periódicos nacionais diversos, como o semanário mineiro “O Operário”, focado na luta por direitos trabalhistas e consciência de classe, e a “Gazeta de Porto Alegre”, um dos jornais mais tradicionais da capital gaúcha do século 19.
Já a coleção Galeria de Vozes ganha 33 novas entrevistas produzidas pelo MuseCom ou em conjunto com outras entidades, que datam do final da década de 1970 até o início dos anos 2000. Dentre os destaques estão os depoimentos da bailarina Márcia Haydée, do ator Nelson Xavier, do poeta Mario Quintana, dos músicos Sivuca, César Faria e Paulinho da Viola, e da atriz e cineasta Carla Camurati. Além das falas, também foi disponibilizado o programa “Memórias de Nossa História”, produzido pela instituição nos seus primeiros anos e que aborda a história das radionovelas e do radioteatro, bem como a trajetória da Revista do Globo.
O acervo de Imprensa do museu está disponível em biblio.cultura.rs.gov.br e os trechos das gravações da coleção Galeria de Vozes podem ser acessados em acervos.musecom.rs.gov.br.