Atividades ocorrem nos dias 22 e 23 de setembro, em Caxias do Sul e Porto Alegre
Duas oficinas gratuitas sobre a disponibilização de acervos digitais serão promovidas na próxima semana pelo Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa (MuseCom), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac). Voltadas a pessoas que atuam em instituições de memória e que tenham interesse no uso de ferramentas digitais nas rotinas e entregas desses locais, as atividades ocorrem na segunda (22) e na terça-feira (23/9), em Caxias do Sul e Porto Alegre, respectivamente, e integram a programação da Primavera dos Museus. As vagas da primeira oficina estão esgotadas, e a segunda ainda tem ingressos disponíveis via Sympla.
As oficinas, que integram a programação do aniversário de 51 anos do MuseCom, visam fornecer subsídios para os museus que ainda não difundem seus acervos digitalmente, além de trazer novidades em ferramentas para aqueles que já atuam nesse sentido.
Conforme o diretor do MuseCom, Welington Silva, “o MuseCom e a Sedac vêm assumindo um protagonismo nacional no tema da cultura e da inovação digital. Enquanto polinizadores, temos trabalhado de forma muito aplicada para consolidar um ambiente de acervos em rede aqui no Rio Grande do Sul. Muito mais do que estudar, desenvolver e aplicar as soluções dentro do MuseCom, nosso objetivo estratégico é multiplicar essas boas práticas e fortalecer iniciativas em toda a rede de museus que está ao nosso redor”. Abaixo, mais informações sobre cada uma das atividades.
Tainacan
Intitulada “Tainacan – Configurando & publicando as primeiras coleções on-line”, a primeira oficina será realizada no Museu Municipal de Caxias do Sul, na segunda-feira (22/9), a partir das 10h. O Tainacan é um software de código aberto para o programa WordPress e destina-se à criação de repositórios digitais.
A atividade inicia-se pela manhã, com um painel voltado à multiplicação de ações executadas pelo programa Acervos da Cultura, pelo Sistema Estadual de Museus (SEM/RS) e pelo Conselho Regional de Museologia da 3ª Região (Corem 3R), a fim de contribuir e dialogar com as diferentes realidades museológicas do Estado. À tarde, ocorre oficina voltada aos aspectos práticos de implementação do Tainacan. Desenvolvida para estudantes e profissionais de museus, vai abordar de maneira direta os requisitos para implementar a ferramenta, além de demonstrações da instalação e de suas principais funções.
Com foco na gestão e publicização de acervos digitais de diversas naturezas, o Tainacan é usado em especial por museus e por instituições culturais e educacionais que buscam organizar e expor suas coleções por meio de metadados customizados, filtros avançados e diferentes modos de visualização. Visa prover uma solução tecnológica para a difusão e interoperabilidade de acervos digitais que seja compatível com o cenário das instituições culturais brasileiras.
Obatalá
Já na segunda oficina, denominada “Obatalá – Sistema de gestão curatorial no Tainacan | Lançamento no RS”, será lançado o Obatalá, um sistema de gestão curatorial desenvolvido como um plugin para o Tainacan e concebido para atender às demandas específicas do ciclo curatorial de museus. Oferece funcionalidades robustas para gestão de patrimoniação, empréstimos, movimentação de itens de acervo e integração com tecnologias emergentes, promovendo eficiência e inovação no gerenciamento de coleções.
A atividade – que ocorre na Casa de Cultura Mario Quintana, com início às 10h – será organizada em dois momentos. O primeiro deles, no âmbito teórico, tratará de gestão museal, mapeando contextos e conceitos. O segundo, por sua vez, abordará, em primeira mão e de forma aplicada, o desenvolvimento do Obatalá e as novas funcionalidades de gestão curatorial viabilizadas por essa ferramenta.
O lançamento do sistema contará com a participação do coordenador de Sistemas de Informação Museal do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Dalton Martins, da coordenadora do programa Acervos da Cultura, da Sedac, Lucia Vidal, da coordenadora do SEM/RS, Giovanna Santos, do diretor do MuseCom, Welington Silva.
O objetivo das oficinas é promover a qualificação dos museus, bem como a formação e a integração de profissionais das diferentes regiões museológicas do Rio Grande do Sul, por meio de atividades formativas que fortaleçam a dimensão dos acervos em rede em todo o Estado e que possam ser um canal ativo de escuta e partilha entre as regiões e as instituições envolvidas. A realização de interiorizações está planejada para até o fim de 2026, contemplando uma cidade por região museológica com oficinas e palestras em um único dia, sobre assuntos como documentação, gestão museológica e implementação de repositórios, como o Tainacan.
Primavera dos Museus
A realização das oficinas está inserida no contexto da Primavera dos Museus, uma ação anual coordenada pelo Ibram e que tem duração de uma semana. Em 2025, será celebrada a 19ª edição, entre 22 a 29 de setembro, abordando o tema das crises climáticas e como os museus podem documentar, pesquisar, educar e intervir nas práticas relacionadas aos impactos ambientais, evidenciando suas conexões com memória, justiça e criatividade humana.
Serviço
Oficina “Tainacan – Configurando & publicando as primeiras coleções on-line”
Onde: Museu Municipal de Caxias do Sul (Rua Visconde de Pelotas, 586, Centro)
Quando: Segunda-feira (22/9)
10h – 12h | Painel de Abertura: Acervos da Cultura, SEM/RS e Corem 3R
12h – 13h | Intervalo
13h – 15h | Oficina Tainacan (requisitos & instalação)
15h – 15h30 | Intervalo
15h30 – 17h | Imersão no Plugin (configuração & publicação)
Ingressos esgotados
Oficina “Obatalá – Sistema de gestão curatorial no Tainacan | Lançamento no RS”
Onde: Sala Sergio Napp 2, no 2º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre)
Quando: Terça-feira (23/9)
10h – 11h | Mesa de Abertura: Gestão de museus na rede: desafios, ferramentas digitais & possibilidades
11h – 12h | Atualização do Tainacan e o desenvolvimento do Obatalá
12h – 13h | Intervalo
13h – 15h | Imersão no Plugin (Instalação Obatalá e funcionalidades)
15h – 15h30 | Intervalo
15h30 – 17h | Imersão no Plugin (Patrimoniação, empréstimos & movimentação)
Ingressos disponíveis gratuitamente, por meio do Sympla