Encontros ocorrem no Espaço Talk do Museu e enfocam história da comunicação gaúcha, suas novas configurações e atuais desafios
O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa (MuseCom), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), em parceria com a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e com patrocínio do Banrisul, promove o “Ciclo de Debates | ARI 90 anos”. Com encontros mensais, o evento pretende refletir e discutir acerca da prática jornalística e dos ambientes comunicacionais, trazendo convidados reconhecidos na área. As atividades começam no dia 26 de fevereiro (quinta-feira), às 17h, no Espaço Talk do Museu, por meio do encontro “Trajetórias & Atuação”, com a presença do presidente da ARI, José Nunes, e da jornalista Cristiane Finger. A entrada é gratuita, mediante inscrição no Sympla, com vagas limitadas.
Esse é o primeiro de três encontros, que vão compor a programação da exposição “ARI 90 Anos”, em circuito no MuseCom até abril. Nessa primeira edição, o ciclo de debates vai explorar a história e a importância da Associação na comunicação gaúcha, discutindo a atuação da ARI nos tempos de jornalismo tradicional e suas interfaces contemporâneas, num momento em que as tendências atuais apontam para o predomínio das plataformas digitais. Além disso, o painel também vai abordar a trajetória do Prêmio ARI, o mais relevante reconhecimento dedicado à imprensa do Estado.
As próximas edições, que ocorrem em março e abril, abordarão as perspectivas da imprensa independente, a comunicação no ambiente digital e a disseminação da informação e da desinformação na sociedade contemporânea.
Sobre a exposição
Organizada pelo MuseCom, por meio de curadoria compartilhada com a ARI, a exposição “ARI 90 Anos” celebra a trajetória da Associação, apresentando acervos históricos inéditos, cenografias e módulos destinados à interação dos públicos.
Serviço
Ciclo de Debates | ARI 90 Anos: Trajetórias & Atuação
Quando: 26 de fevereiro (quinta-feira), às 17h
Onde: Espaço Talk do MuseCom (Rua dos Andradas, 959, Centro Histórico, Porto Alegre)
Entrada gratuita (mediante inscrição no Sympla)